Outubro Rosa: musicoterapia no alívio da dor durante o tratamento de câncer
O mês de outubro, dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama, coloca uma lupa em como são os tratamentos oncológicos Brasil afora. Não só no processo científico e médico, mas também na humanização e cuidado que são dados a cada paciente.
O câncer de mama é o com mais incidência em mulheres ao redor do mundo, sendo seu tratamento doloroso desde o início. Mas pesquisadores da área apontam que é possível diminuir as dores, a solidão e o desgaste do tratamento com a música, em especial com a musicoterapia.
Estudos apontam que a musicoterapia pode exercer influência sobre inúmeros aspectos fisiológicos no âmbito psicoemocional, proporcionando, na maioria das vezes, ação analgésica, relaxamento muscular, redução da frequência cardíaca, entre outros benefícios.
Além de promover uma melhora na recepção do tratamento de pacientes oncológicos quando a musicoterapia é utilizada como estratégia de cuidado, conseguindo atender os pacientes em nível multidimensional, a proposta se mostra altamente viável financeiramente e quanto ao quesito adaptação para ser implementada de modo complementar. Em alguns locais, voluntários usam músicas para proporcionar bem-estar de muitos pacientes hospitalizados.
A música pode transportar. Seja com a melodia calma de um Ukulele ou com a batida alegre do Cajon, é possível transformar períodos desafiadores em momentos de cuidados.
Conheça as opções de produtos do nosso catálogo que podem contribuir com essa ação do bem.
Comments